domingo, 10 de janeiro de 2016

Volta às aulas com estilo!

Logo logo começam as aulas e o material novo é sempre algo que nos inspira a ir pra escola. Cadernos de capas temáticas estão muito caros e é muito legal personalizar seu material. Para isso, aqui estão dicas de encapar cadernos mais simples e deixá-los super atraentes e coloridos.

O material será tecido, cola, fita de cetim, fita dupla face, feltro (se desejar) e etiquetas impressas na sua casa. Super simples!

Detalhes são sempre importantes. Com uma fita e um pingente pode-se fazer um marcador de página. Também, com o que sobrar de tecido, pode-se costurar um saquinho para lápis ou material de higiene.




As vezes, um caderno será para várias matérias. É bom marcá-las com pedaços de papel colorido.





Uma fita de cetim grossa (colada com fita dupla face após secar o tecido na capa) demarca onde irá a etiqueta. Essa etiqueta é impressa normalmente em casa, mas se faz acabamentos com bordas de papel colorido. Para que se mantenha inteira até o fim do ano, basta colocar papel Contact antes de colar no caderno com cola quente.



Aqui estão dicas de acabamento interno. Colar apliques de feltro com cola quente ajuda a segurar a fita e o tecido. 
 



Para encapar pastas, é necessário separar as duas capas. Ao invés de colocar o nome com papel, pode-se escrever com letras de feltro. Também fica super interessante colocar um aplique de algo do tecido, no caso aqui, um foguete.




Para encapar cadernos em espiral, é preciso tomar cuidado com o acabamento para que fique bem bonito. Uma dica é dobrar a ponta do tecido e passar cola. Quando secar, vai ficar bem colado. Não tenha medo de passar cola. Depois que seca, ela não aparece.




Saquinhos de pano são uteis para guardar diversos materiais na mochila. Fica legal colocar um adereço na cordinha pra deixar o saquinho mais estiloso.




Para encapar os cadernos é necessário limpar as capas e secá-las antes. Passe uma quantidade boa de cola (Cascorez pura) e espalhe com um pincel. Em seguida, coloque o tecido em cima, espalhando com as mãos do centro para as pontas para sair as bolhas de ar. Deixe secar. Se não conseguir uma posição em pé para secar os dois lados da capa ao mesmo tempo, faça um lado de cada vez. A cola seca rápido. Em seguida, cole as bordas do tecido dentro da capa,  dando o acabamento. Não deixe as folhas do caderno tocarem na capa, pois ira grudar. Use grampos de roupa para segurar o papel enquanto seca o tecido. 

Bom trabalho!
Capricho é Tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário