terça-feira, 26 de junho de 2012

O Bichinho e sua maçã

Como Projeto de Trabalho do meu grupo esse ano é "Conhecendo o mundo através da literatura do Ziraldo", uma das formas que encontrei de instigar a curiosidade e desenvolver o aprendizado das crianças trazendo o concreto e transportando o desenho do livro para dentro da sala foi fazendo o Bichinho e sua maçã.

Esse Bichinho da Maçã faz parte de uma coleção de livrinhos, que tratam diversos temas e que usaremos dois deles nesse semestre.

Primeiro, o Bichinho da Maçã foi feito sem moles, apenas cortando um pedaço de feltro e costurando. Os olhos também são de feltro e a boca, cílios e anéis do corpo foram feitos com cola Acripuff.


 Em seguida, tendo como base o tamanho do Bichinho, fiz o molde da maçã com um balão surpresa de festa de aniversário.

Enchi num tamanho que proporcionalmente ficaria bom e...

... juntei as duas pontas, amarrando com um barbante. Confesso que essa parte foi muito difícil, mas deu certo.


Com muita paciência, cobri o balão com a técnica da papietagem, muito já comentada aqui no blog. Aliás, eu prefiro usar o grude (mistura feita do cozimento de água com farinha e vinagre) porque é mais fácil de manusear e não é tão caro quanto cola branca. É preciso fazer 3 camadas para que a maçã fique dura. Quando a segunda camada estiver seca, fure e remova o balão com calma. Então, feche o espaço e faça o cabinho da maçã usando um pedaço de papelão ou o próprio papel do grude. Firme com a técnica da papietagem.

DICA: Quando for fazer um trabalho que envolva duas ou mais camadas de papietagem, intercale as camadas com papeis diferentes (pardo, jornal, pardo). Dessa forma, você conseguirá perceber se todos os espaços estão sendo cobertos.

Depois de seco, passe uma demão de tinta branca e duas demãos de vermelho (coloque bastante corante para que o vermelho fique bem forte). O cabo, pintei de marrom (vermelho+amarelo+preto).

Quando toda a tinta secou, passei uma demão bem caprichada de cola Cascorez para dar brilho e o acabamento.


Por fim, as folhas de feltro e está pronto... O Bichinho da Maçã e sua casinha.


As crianças também podem ter uma em casa. Essa foi feira com dois fundos de garrafa PET, coladas com durex e coloridas com cola colorida (guache não pega no plástico). Os Bichinhos também foram feitos de feltro, num tamanho proporcional ao da maçã.


Gostou?

Dúvidas ou sugestões entre em contato...
jamirafurlani@hotmail.com


5 comentários:

  1. Lindo demais! Era exatamnte o que estava procurando. Tenho lgumas dúvida s ainda, mas vou fazer com o alunos amnha mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais! Era exatamnte o que estava procurando. Tenho lgumas dúvida s ainda, mas vou fazer com o alunos amnha mesmo.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber qual a tinta que você usou? guache ou outra?

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber qual a tinta que você usou? guache ou outra?

    ResponderExcluir
  5. Foi tinta de parede interna. Latex misturada com corante .

    ResponderExcluir