sábado, 24 de março de 2012

Boi de Mamão.. Fantoches pra contar, dançar e brincar!

Depois de mais de 10 dias longe do blog, volto com uma "obra de arte" que deu muito trabalho, mas que valeu o esforço ao ver como terminou.

As crianças adoram o Boi de Mamão e uma maneira muito fácil de fazer com que elas aprendam a história é mostrando o enredo com esses fantoches feitos com papel, tecido, fitas, e muito capricho.

Aqui vou ensinar a montar os animais e mostrar detalhes de como eu fiz os meus personagens.

A Base do Boi, da Cabrinha e do Cavalinho é a mesma.
Com um pedaço de papel cartão, cortei duas metades de um círculo (um pouco maior) e um retângulo. Montei da seguinte maneira, como mostra a foto:

As cabeças do Boi e da Cabra foram feitas com uma caixinha Tetrapak pequena. A cabeça do cavalo é feita com uma garrafinha de água de 500 ml.


Papiete o corpo do BOI separadamente da cabeça. Depois de seco, cole com cola quente e papiete mais uma vez pra junção ficar bem firme.


A cabeça da CABRINHA é feita quase da mesma forma que a do boi, mas sem as abas levantadas. Para fazer os chifres da Cabrinha, basta entortar um pedaço de arame e depois cobrir com cola quente para não ficar nenhuma ponta aparecendo. Em seguida, papietar tudo junto: Cabeça, corpo e chifres.



Para fazer o CAVALINHO, primeiro papiete a parte do corpo, e depois cole a garrafa com fita adesiva. Em seguida, papiete novamente.

A MARICOTA é feita com um cone de papel. Depois que o cone foi papietado e estiver seco, cole uma bola de isopor com cola para artesanato, depois passe uma camada de cola quente por fora e por dentro.

Para saber como montar a BERNUNÇA, clique aqui.

Após tudo papietado e seco, é hora de pintar. Primeiro, dar uma demão de branco em todos os personagens e só depois de seco, pintar na cor que desejar. O cavalo pintei de marrom, a cabra de cinza, o boi de preto, a bernunça de verde e a maricota de rosa. Depois de secos, passei uma camada de verniz acrílico.


Quando tudo estiver bem seco, é hora de começar a decoração dos personagens. Primeiro, começo fazendo o rosto. A base branca do olho, faço recortando papel branco e colo com cola branca, por cima do papel também (uso bastante cola).

A pintura dos rostos fica a critério de cada um. Eu usei tinta 3D em bisnaga com pincel, mas pode ser também tinta de artesanato.

Depois de prontos, com os rostos secos, vem a parte da decoração de cada personagem. Isso  também fica a critério de cada um, pois depende do material que você tem em casa (ou na escola) pra fazer. Eu usei fica de tecido, bordado, feltro, chitinha com cola quente. Esse foi o resultado:

CAVALINHO


BOI


CABRINHA


MARICOTA


BERNUNÇA


Outros personagens também fazem parte do folguedo, como o Mateus (o dono do terreiro), o Doutor e a Benzedeira. Esses foram feitos de feltro salmão e depois costurado as roupas e detalhes.






O urso branco, urso preto e o macaco também foram feitos de feltro.


Finalizando, o urubu, também de feltro.

Aqui estão todos os personagens juntos. Sugiro que pra guardá-los, você faça uma caixa de papelão, também enfeitada com fitas, tecidos e capricho. Vai ficar lindo, mas procure um tamanho de caixa que todos os personagens possam ser guardados sem amassar.

Gostou?

Dúvidas ou sugestões entre em contato...
jamirafurlani@hotmail.com

10 comentários:

  1. Adorei! você faz para vender? Quanto custa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não faço.. só pra brincar mesmo. Obrigada pela visita

      Excluir
  2. Como faço o cavalinho porque nao tem passo a passo vc poderia me falar como se faz?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite queria saber como fazer o cavalinho se vc poder me ajudar porque daquele jeito que vc explicou não entendi se vc poder me explicar de um jeito mais facil ficaria muito feliz

    ResponderExcluir
  4. que coisa mais linda. mto bem feito. parabéns Jamira

    ResponderExcluir