sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Vamos moreninha, vamos até lá!

Não são apenas os nascidos em Florianópolis que se encantam com a Cultura Popular do Boi de Mamão.
Quem visita ou escolheu aqui pra morar, sempre se entrega a magia que o folguedo traz com suas músicas, dança, personagens e magia. Eu adoro!

Em 2007, fiz uma lembrança para as crianças que iriam para o 1º ano. Um jogo de lápis e caneta com ponteira de Boi de Mamão, Bernunça (ou Bernuncia) e Maricota.

Acompanhe a produção:

A massa é feita da seguinte forma:
(receita da Professora Rose, minha mentora ;o)):

Pica-se papel toalha (a quantidade é "no olho" mesmo) e deixa uma hora na água pra absorver bem. E seguida, bate-se no liquidificador com muito cuidado pra não estragar o equipamento. Pode-se até colocar mais água. Ao ficar uma polpa, coa-se e aperte bem com as mãos para sair toda a água. Espalhe em uma forma e deixe secar.

Como eu fiz em dia úmido e demorou pra secar, eu coloquei a forma no forno, observando a todo instante para não queimar o papel.




Após bem seco, misture cola branca até formar uma massa no ponto de modelar. Forme os moldes dos personagens e deixe secar. Como eu iria colocar no lápis e na caneta, ao modelar, já deixava o buraco embaixo pra depois colar a ponta com cola quente. As maricotas foram feitas com duas bolinhas pois o corpo seria coberto com tecido e não iria aparecer.



Quando todos estiverem bem secos, pinte com tinta para artesanato.





Depois de pintados e secos, passar uma demão de verniz acrílico a base de água.





A roupa das Maricotas é feia de Chitinha e os longos braços de fita de cetim. Os cabelos são de barbante com um lacinho comprado pronto de enfeite.


Outra forma de usar esse mesmo material, é enfeitando latas de leite com o motivo de Boi de Mamão. Fiz uma base de feltro colada na tampa da lata e depois é só colar as personagens com cola quente. A lata é forrada de papel camurça e enfeitada com fitas de cetim e renda.


Uma linda lembrança para que as crianças não esqueçam as coisas lindas e mágicas que temos em Florianópolis.

"Olê, Olê, Olê, Olê, Olá
Arreda do caminho que a bernunça quer passar"


Gostou?
Encomendas, dúvidas ou sugestões entre em contato...
jamirafurlani@hotmail.com

4 comentários:

  1. EU AMO O BOI E NÃO SOU DAQUI... LINDOS... A ROSE VAI GOSTAR DE SABER QUE VC A CHAMA DE MENTORA... EHEHEHE, BJUS E PARABENS PELO BLOG E PELO SEU TRABALHO... SUAFÃETERNA... BJUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentora e musa inspiradora. Preciso ir lá na casa dela pegar umas dicas. kkkk

      Sabes que eu não perco uma oportunidade, né? kkkk

      Excluir
  2. Show de bola, Jamira. Um espetáculo! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Alexandre.... cultura mané na veia da criançada!
      kkkkk

      Excluir